Pazolini anuncia edital para restauração da Praça Jucutuquara, com quadra poliesportiva e rua viva

Pazolini anuncia edital para restauração da Praça Jucutuquara, com quadra poliesportiva e rua viva

A Prefeitura de Vitória lançou nesta quarta-feira o edital para elaboração de projeto e execução de obras de reurbanização da praça Asdrúbal Soares, localizada entre as avenidas Vitória e Paulino Muller, no bairro Jucutuquara. O orçamento é de R$ 2.725.574,35 com 180 dias de prazo para entrega. O projeto de urbanização da praça em questão contempla: quadra poliesportiva; espaço de convivência com mesas e bancos; playground; área para feirinhas locais e pequenos shows – rua viva – e jardins.

Em 2021, início da atual gestão a praça, que tem 4 mil metros quadrados, estava ocupada. Técnicos da Secretaria de Assistência Social foram mobilizados para atender mais uma centena de pessoas em situação de rua, que usavam o local como moradia, inclusive com barracas de camping armadas, e arquitetas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) elaboraram um projeto para devolver, em definitivo, a praça para os moradores de Jucutuquara e Cruzamento.

Após três reuniões com representantes dos moradores e dos comerciantes do entorno foi estabelecido que o projeto de urbanização da praça contemplaria: quadra poliesportiva; espaço de convivência com mesas e bancos; playground; área para feirinhas locais e pequenos shows e jardins.

Nesta quarta (3), o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação Luciano Forrechi apresentou o projeto para moradores, lideranças comunitárias de Jucutuquara e bairros vizinhos, comerciantes e aos vereadores presentes: Delegado Piquet e Leonardo Monjardim.

“Trabalhei por cinco anos em frente à praça na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). Vi diariamente a situação de sofrimento e agonia da comunidade com a perda do espaço, que foi tomado por práticas que ninguém deseja. Mas não era só em Jucutuquara. Bairros vizinhos da Prefeitura de Vitória pareciam estar a quilômetros de distância da sede do executivo”, lembrou o prefeito Lorenzo Pazolini.

“Hoje, a situação é diferente. Concluímos reformas de escolas em Fradinhos e Ilha de Monte Belo. Estamos fazendo as obras do Creas de Jucutuquara, o restaurante popular e o Centro de Referência da Juventude, na Ilha de Santa Maria e a praça Primo Bitti, na
O projeto

Ilha de Monte Belo. O projeto está pronto e vamos reconstruir a praça de Jucutuquara e devolvê-la para a comunidade. Uma nova praça, com novos espaços para as pessoas se divertirem e empreenderem. Um novo ambiente favorável a tudo que é bom. Um ambiente com alegria, vida e entusiasmo”, disse.

Francisco Guzzo, presidente da associação de moradores de Jucutuquara, lembrou que a atual gestão já promoveu uma série de ações para devolver o uso da praça para a comunidade local. “A iluminação foi reinstalada, os moradores em situação de rua saíram do local, a base da guarda municipal foi instalada na sede da fábrica de ideias. Ao lado está sendo reformado um prédio próprio para instalação do Centro de Referência e Assistência Social de Jucutuquara. Agora teremos uma nova praça”, comemorou.

O comerciante Vinicius Costa reafirmou a condição de ocupação desordenada da praça por moradores em situação de rua. “Com as ações implementadas pela atual gestão a situação mudou completamente. Hoje, os moradores voltaram a ocupar a praça e eu consigo manter minha família e mais as famílias de dois funcionários com a venda de churrasquinho no local”, disse.

Os quatro mil metros quadrados da praça vão receber equipamentos de acordo com o uso. A área sul – que faz limite com as avenidas Paulino Muller e Vitória – local de alto fluxo e baixa permanência de pessoas, abriga dois pontos de ônibus, uma banca de jornal, uma elevatória de esgoto e uma estação do Bike Vitória. As pessoas se deslocam para aos dois pontos de ônibus instalados no local que interligam os transportes rodoviários intermunicipal e os municipais.

Tendo em vista esse fluxo rápido de pessoas esta área foi deixada com menos interferências físicas permitindo o deslocamento rápido de pessoas. Até mesmo o desenho do piso foi pensado em representar esse movimento rápido entre as duas avenidas e se repetiu ao logo de toda a borda da praça.

A área norte -que faz limite com as avenidas Vitória e Alberto Torres – é de baixo fluxo e alta permanência e será destinada aos moradores que utilizarão os equipamentos comunitários de uso coletivo como o parque infantil e a quadra poliesportiva.

Esses equipamentos foram instalados na área norte da praça, pois possui muitas árvores de grande porte no local. Essas árvores criam uma região sombreada ideal para instalação de bancos e mesas para permanência de pessoas.

O espaço destinado a feiras livres está localizado próximo à estação elevatória da Cesan. Este equipamento público ocupa um local de muito destaque na praça, por isso recebeu uma atenção especial para torná-lo algo um pouco mais agradável visualmente.

Além disto, parte da sua estrutura foi utilizada para a criação de um palco/banco para ser utilizado em dias de festas locais uma vez que o bairro possui uma forte tradição no carnaval capixaba.

Ao lado da quadra poliesportiva foi criado um amplo espaço para atender aos Food Trucks existente no local com vários conjuntos de mesas e cadeiras. A rua localizada aos fundos da praça foi transformada em uma rua sem saída e elevada ao nível da calçada para no período da noite e aos finais de semana se transformar em uma rua de lazer com vários Food Trucks criando um local público de encontro dos moradores uma vez que hoje estes não dispões de tal recurso.

Todas as áreas de jardim foram projetadas respeitando as árvores existentes e suas raízes. Até mesmo os canteiros das árvores das calçadas foram projetados com dimensões confortáveis para o desenvolvimento das árvores.

Todas as espécies já são utilizadas nos jardins da cidade e possuem resistência comprovada. Além disto optou-se por utilizar poucas espécies para facilitar a implantação do jardim e a sua manutenção.

O sistema de drenagem que atenderá a praça foi redimensionado e prevê dois pontos de lançamento das águas das chuvas: um na avenida Paulino Muller e o segundo na confluência das avenidas Vitória e Alberto Torres.