Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com inauguração da Amaes Serra

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com inauguração da Amaes Serra

“O autismo não é um quebra-cabeça a ser resolvido, mas um ser humano a ser compreendido. Precisamos mostrar que o autista pode e deve estar onde ele quiser”. Este é o desejo da Presidente da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), Pollyana Paraguassu, que há anos defende esta causa tão importante e cada vez mais presente na sociedade.

A crescente no número de casos de autismo pode ser comprovada pela pesquisa do Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC) do governo dos EUA, principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo. Os dados, que são bienais, foram divulgados dia 23 de março, e indicam que a prevalência de autistas é de uma para cada 36 crianças (todas avaliadas tinham oito anos).

Aqui no Espírito Santo são cerca de 64 mil autistas, segundo estimativa de especialistas. São 64 mil famílias que precisam de atenção, cuidado, acompanhamento, tratamentos e terapias adequadas. E é exatamente isso que a Amaes faz há anos, dá suporte para que crianças e adultos dentro do transtorno tenham qualidade de vida e dignidade.

E a Serra não poderia ficar de fora de um movimento tão importante e que faz diferença na vida de tantos. E foi por isso, que no dia 24 de março, a gestão Sergio Vidigal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) entregou um equipamento lindo, todo reformado e adaptado para atender os serranos, que antes precisavam ir até Vitória ou Cariacica e muitas vezes não conseguiam atendimento, já que a demanda é enorme.

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a Secretária de Assistência Social Cláudia Silva, enfatiza a importância de promover atividades que visem à inclusão e o respeito à diversidade nos espaços públicos e coletivos e na sociedade como um todo. Ela ressalta que é fundamental conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista e a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

“O autismo deve ser tratado com muita seriedade e comprometimento. Devemos trabalhar para fortalecer cada dia mais políticas públicas voltadas para esse público. As informações devem ser disseminadas para que não haja preconceito”, enfatiza.

“O nosso maior compromisso na gestão é com a vida das pessoas e eu fico muito feliz pelos avanços que tivemos nesses últimos anos no cuidado e fortalecimento dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Recentemente inauguramos a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) Serra, localizada em Hélio Ferraz. Após passar por um processo de revitalização, o espaço conta com novas instalações e oferece atendimentos com psicóloga e assistente social, acolhendo e encaminhando as famílias da Serra à rede socioassistencial. O amor não precisa de palavras, e sim de ações, como respeitar o tempo do outro de aprender. Essa é a forma de inclusão mais bonita que existe”, disse o prefeito Sergio Vidigal.

Reprodução : Prefeitura da Serra