Guarda Municipal de Vila Velha e Guarda Vida participaram de uma roda de conversa na praia

Guarda Municipal de Vila Velha e Guarda Vida participaram de uma roda de conversa na praia

A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e Guarda Vida participaram de uma roda de conversa com alunos de escolinhas de surf e de bodyboard do município. Esse encontro aconteceu, no último sábado (12), durante o evento sobre Prevenção ao Afogamento, na Praia da Sereia.

A roda de conversa também contou com a presença de Policiais Militares, Bombeiros e atletas capixabas de surf e de bodyboard, além da equipe de quadriciclo da GMVV.

O guarda Washington Monteiro, que já foi Guarda Vida e também é surfista, contou sua experiência dentro da água. Em novembro do ano passado, socorreu dois jovens que tinham nadado até a Ilha Pituã, em Itapuã, e não conseguiram voltar para a areia. “Nesse caso, estava de plantão e, quando me chamaram, não pensei duas vezes. Tirei a farda e entrei no mar para resgatar os jovens. Vale ressaltar que, além do condicionamento físico, a pessoa precisa ter técnicas de resgate. Se não tiver, ela também poderá ser uma vítima”, alertou.

A criançada também pode conhecer a história do bodyboarder profissional, Bruno Cajado Gonzaga. Ele foi o top 3 nacional em 2021, campeão brasileiro em 2012 e atualmente atua salvando vidas no litoral canela-verde.  O evento ainda contou com gincanas, dinâmicas de conscientização ambiental e oficinas de prevenção ao afogamento, realizados pela Secretaria de Meio Ambiente.

O coordenador do Salvamar, Luis Carlos Bastos, afirma que as oficinas tiveram o intuito de formar multiplicadores de prevenção ao afogamento. “Ministramos conhecimentos e técnicas de salvamento e, principalmente, técnicas de prevenção em abordagens às vítimas. Agora, esses jovens poderão multiplicar os conhecimentos adquiridos”, ressalta.

O evento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Prefeitura de Vila Velha. “Esse foi o primeiro evento de muitos que ainda iremos realizar. A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção e segurança nas atividades aquáticas, bem como, instruí-los sobre técnicas básicas de salvamento e primeiros socorros em situações de risco”, informa a sargento do Corpo de Bombeiros, Izabel Martins Reis de Oliveira.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha