Maior espetáculo de devoção e fé movem mais de 7 mil fiéis no Auto da Paixão de Cristo no município de Viana
O Auto da Paixão de Cristo, o maior espetáculo de fé e devoção do Estado, chegou a sua 45ª edição, na noite desta sexta-feira (07), contando a vida e ascensão de Jesus Cristo aos céus em um show de efeitos especiais.
A encenação emocionou mais de 7 mil vianenses e visitantes em um momento de fé, afetividade e cultura na colina da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.
O prefeito Wanderson Bueno destaca que o espetáculo é muito mais do que apenas uma encenação, é uma mensagem a todos os participantes e público.
“O Auto da Paixão de Cristo é uma parte da identidade vianense. Este espetáculo é a reprodução da maior prova de amor realizada entre os homens. A peça traz, todos os anos, uma mensagem de amor, perdão, empatia e entrega ao próximo que impactam a todos que a assistem” destacou o prefeito Wanderson Bueno.
A peça é um pedaço da história de Viana e está diretamente ligada à história dos mais de 450 participantes, que se doam todos os anos para levar ao público um show de atuação e muita reflexão.
A professora Olinda Aranha Simão se transforma em atriz todos os anos e participa da peça por amor ao teatro. Emocionada, ela conta que se surpreende todos anos com a encenação.
“Cada ano é surpreendente, é uma emoção que só sente quem participa. A gente faz essa peça para engrandecer o Senhor e para mostrar o que tem de melhor em Viana para os visitantes que vem assistir”, disse Olinda.
A peça atraiu milhares de visitantes, entre eles a dona Marta Mendes Barbosa, percorreu mais de 430 quilômetros, saindo de Caravelas, na Bahia, para prestigiar a peça.
“Queria ver uma apresentação diferente este ano e decidi vir a Viana a convite de uma amiga. Nunca vi uma encenação da vida de Cristo assim na vida. Parece que eu estou Vendo a história acontece diante dos meus olhos”, disse dona Marta.
Assistir a peça tornou-se uma tradição até mesmo para quem não mora em Viana, como é o caso de Antônio Carlos de Oliveira, morador de Valparaíso, em Cariacica, que vem à Viana assistir a peça há mais de 10 anos.
“Todo ano tem uma inovação, como a parte da ascensão de cristo é uma plataforma a mais 20 metros do chão. A única coisa que não muda é a emoção que traz para nós que assistimos”, comentou Antônio.
As lágrimas e as expressões marcantes do público se tornaram em aplausos a equipe do Grupo Teatral vianense que, novamente, deram um show de interpretação e entrega.
Um momento de grande emoção foi a apresentação do cantor capixaba Jeremias Reis. o vencedor do The Voice Kids entoou, em um coro com os espectadores, cânticos simbolizando a ressurreição de Jesus e fechando com chave de ouro o Auto da Paixão de Cristo.
O evento foi uma realização da Mitra Arquidiocesana, em parceria com o Grupo Teatral Vianense e a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Reprodução : Prefeitura de Viana