Marisqueiros e pescadores celebram inauguração da vila comercial em Vila Velha

Marisqueiros e pescadores celebram inauguração da vila comercial em Vila Velha

Um conflito que há anos colocava em lados opostos os moradores e os marisqueiros e pescadores da Praia do Ribeiro, na Praia da Costa, teve fim no sábado (2). Um espaço amplo, equipado e projetado para atender à comunidade pesqueira foi inaugurado pela Prefeitura de Vila Velha: a Vila do Marisco e Pescado Anderson Caldeira Corrêa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico e atrair mais turistas para a região. O município também entregou as obras de pavimentação e drenagem das ruas Santa Leocádia, Santa Alice, Santa Berenice e Santa Filomena, que ficam próximas ao novo espaço dos pescadores.

Em um terreno de 430 m², toda a estrutura física do imóvel, incluindo instalações elétricas e hidráulicas, foi construída pela Prefeitura de Vila Velha, conforme orientações da diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O espaço, com 330 m² de área construída, conta com recepção; escritório, balcão de atendimento e vendas; 20 boxes de armazenagem; área de higienização; oito salas de manipulação de peixes, crustáceos e mariscos; e dois banheiros; além de balanças, freezers e mobiliário em geral. O Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, fez a doação dos equipamentos.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Arnaldinho Borgo, de secretários municipais, do coordenador estadual de Pesca e Aquicultura, Alejandro Garcia Prado, do superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Espírito Santo, Robson Luiz Martins Barbosa, do deputado federal Vitor Linhalis, de vereadores, além de marisqueiros, pescadores e moradores do bairro.

Qualidade

O prefeito ressaltou que, além de pôr fim ao conflito com os moradores, a vila vai garantir a comercialização dos produtos dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. “Acabamos com um conflito que existia na Praia do Ribeiro. Os marisqueiros usavam madeira para queimar o sururu na lata e a fumaça entrava na casa dos moradores da região, que não aguentavam mais essa situação. Agora, com essa estrutura maravilhosa, os pescadores e marisqueiros vão poder ofertar os produtos com qualidade e atendendo em cem por cento as normas da Vigilância Sanitária. Dessa forma, o município está entregando dignidade e oportunidade, potencializando as atividades e o sustento de vocês”, destacou.

Irmã de Anderson Caldeira Corrêa, pescador que faleceu junho de 2022, Andressa Cristhie Corrêa agradeceu a homenagem e também comemorou a entrega da estrutura. “O meu irmão batalhou muito por esse espaço, que ficou maravilhoso. Infelizmente, ele não está conosco fisicamente, mas essa homenagem e tudo que foi feito significam um grande avanço para nós da família e todos os marisqueiros. O espaço é uma grande vitória dos marisqueiros”, afirmou. Andressa estava acompanhada da mãe, Maria da Penha Caldeira Correia, e dos filhos do irmão, Gabriel e Maria Clara.

Conquista

O marisqueiro Leonardo de Carvalho Viera resumiu o significado da vila. “Sem dúvida é um marco para Vila Velha. É uma conquista. Vamos dar o nosso melhor para as pessoas comprarem um marisco, um pescado diferenciado. Quem quer coisa boa, é só vir ao Vila do Marisco e Pescado”.

Presidente da Colônia de Pescadores Z2, fundada em 1924 e a segunda mais antiga do Brasil, Nivaldo Dare também comemorou a conquista. “A entrega da vila vai melhorar a qualidade de vida dos marisqueiros e pescadores e dos produtos. O material terá respaldo da saúde pública, o que vai agregar valor aos produtos. Quem vier comprar o produto, também vai ver a boa higienização, o local adequado para a fervura. Não vai mais incomodar os moradores por conta da fumaça”, ressaltou.

Diálogo

A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que todo o projeto da Vila do Marisco e Pescado foi discutido com a comunidade pesqueira. “Essa vila é a concretização de um sonho. A prefeitura esteve aqui no começo da atual gestão. Tinha um problema muito sério junto às Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, devido à forma como eram vendidos os mariscos na Praia do Ribeiro. Essa área foi planejada nos mínimos detalhes. Os pescadores e marisqueiros foram ouvidos, participaram da construção do projeto. E o município chegou ao modelo que atende a eles e aos moradores. Conseguimos harmonizar, diminuindo os ruídos que existiam”, afirmou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, a construção do espaço é “um marco da gestão para o desenvolvimento sustentável”.  “O município, em parceria com o Estado, está entregando um equipamento de ponta, uma edificação muito bonita, com os melhores equipamentos, tudo zero. Os marisqueiros e pescadores terão banheiro com chuveiros para a própria higienização. Isso significa dignidade e oportunidade para os pescadores e marisqueiros de Vila Velha”.


Pavimentação de ruas

Logo após a inauguração da Vila, o prefeito percorreu as ruas Santa Leocádia, Santa Alice, Santa Berenice e Santa Filomena, que receberam obras de pavimentação e drenagem, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana na localidade.

“Antes, as ruas eram de paralelepípedo. Quem é cadeirante ou tem mobilidade reduzida tinha dificuldades de andar nessas vias. Hoje, o município está entregando quatro ruas pavimentadas, maravilhosas. Isso é dignidade. Valorizou o local e também deu um charme a mais à Vila de Marisco e Pescado. Vai estimular o desenvolvimento econômico e atrair mais turistas para a região”, disse Arnaldinho.

Moradora da rua Santa Berenice há 25 anos, Marcela Coura celebrou as melhorias. “É um avanço gigantesco na nossa região. Melhorou demais a mobilidade dessa rua. Ficou linda, moderna. Os moradores estão muito satisfeitos. Melhorou o acesso e melhorou a questão do alagamento aqui. O município está de parabéns”, ressaltou.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha