Metodologia inédita em Vitória transforma o acolhimento de crianças e adolescentes

Metodologia inédita em Vitória transforma o acolhimento de crianças e adolescentes

A Assistência Social de Vitória vem inovando na política pública de garantia de direitos e proteção à criança e ao adolescente, com a metodologia para regulação de vagas para os espaços de acolhimento institucional voltados a eles. O trabalho, que é inédito, tem se mostrado como uma importante ferramenta de gestão em Assistência Social, garantindo não só o cumprimento das leis de atenção à criança e ao adolescentes como, também, assegurando o melhor acolhimento, mais qualidade de atendimento e segurança a eles.

A regulação acontece para que diante da vulnerabilidade apresentada por crianças ou adolescentes seja definido para qual das sete unidades de acolhimento a mesma será encaminhada. A definição leva em consideração, por exemplo, se são grupos de irmãos ou não; a faixa etária da criança; o tipo de vulnerabilidade, tudo para evitar conflitos internos e superlotação dos espaços..

A regulação também é uma forma de verificar todas as necessidades da criança e/ou adolescente a ser acolhidos, para que no momento do acolhimento eles possam receber o melhor atendimento pelos profissionais (assistente social, psicólogo e educador social) que atuam nesses espaços.

A gerente de Proteção Social de Alta Complexidade, Anacyrema Silva, explicou que a regulação de vagas é uma estratégia de gestão que visa dar maior agilidade às ações de garantia no acolhimento das crianças e adolescentes vítimas de violência, que são encaminhadas aos acolhimentos pelos Conselhos Tutelares ou pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória.

“A regulação do acesso propicia, ainda, o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas de segurança dessa criança ou adolescente, seja eles vítimas de quaisquer tipos de violência. Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas, tornando mais ágil o acolhimento dessa criança ou adolescente”, enfatizou Anacyrema.

Apesar da necessidade da regulação das vagas, Anacyrema disse que “quanto menos crianças e adolescentes em acolhimento melhor, porque significa que um maior número de crianças e adolescentes estão em segurança, o que representa menor quantidade de violações”.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cinya Schulz, comentou que os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) Vitória estão na missão incansável de estudar e implantar formas de assegurar o direito do público prioritário da Assistência, em especial, crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, mulheres, negros, LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua.

“A política da Assistência Social exige ações e intervenções rápidas. Nossos trabalhadores estão comprometimento no desenvolvimento de ações que possibilitem mais agilidade na garantia dos direitos sociais”, complementou a secretária.

Reprodução : Prefeitura de Vitória