Novo Império Brilha ao Homenagear a Sentinela Capixaba na Abertura do Segundo Dia de Desfiles

Novo Império Brilha ao Homenagear a Sentinela Capixaba na Abertura do Segundo Dia de Desfiles

O segundo dia de desfiles no Sambão do Povo, em Vitória, foi marcado pela entrada triunfante da escola Novo Império, atual campeã do Carnaval 2022. Sete agremiações competem pelo título de campeã do Carnaval 2024, almejando também a participação no desfile das campeãs.

                                                                                 Foto de Bruno Lino

O desfile é uma exibição de 62 minutos, repletos de emoção, enquanto as escolas cruzam a avenida em busca da avaliação dos jurados, que atribuirão notas de 0 a 10.

Abrindo os desfiles do Grupo Especial, a Novo Império desfilou neste sábado com o enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”. O enredo tem como objetivo homenagear a cidade da região noroeste capixaba, explorando temas como fauna, flora, indígenas, povo, história e um futuro promissor.

                                                                               Foto de Bruno Lino

Com 1600 componentes, três alegorias e 20 alas, a escola destacou-se ao representar os agricultores e policiais valentes que perderam a vida na Guerra do Contestado em defesa do território capixaba. O termo “Sentinela” foi enfatizado, evidenciando a bravura e a resistência do povo capixaba.

O carnavalesco Márcio Puluker explicou que o desfile busca adentrar a cidade de Barra de São Francisco, explorando seus aspectos culturais, históricos e sociais. A homenagem vai além dos aplausos, iniciando com uma reverência à natureza e aos povos originários que residiam na região.

                                                                                 Foto de Bruno Lino

O samba-enredo, entoado com vigor pela escola, destaca a beleza natural da cidade, a união de dois rios em forma de amor e a valentia do povo local na luta contra invasões. A resistência à opressão e a proteção das riquezas da região são temas presentes na apresentação.

Com um toque de emoção, o samba-enredo destaca a atual tranquilidade da cidade, respirando em paz, em contraste com o passado marcado por lutas e resistência. A história da Sentinela Capixaba fica gravada entre as rochas naturais, e o sentimento de vitória é celebrado pela Família Imperiana.

                                                                               foto de Bruno Lino

 

Uma das alas mais esperadas, a ala das baianas fez um honroso espetáculo.

A bateria, coração pulsante da escola de seu Show.

A escola, que tem em seu pavilhão as mesmas cores da bandeira do Espírito Santa, tenta o seu oitavo título. A última conquista foi em 2022, com o enredo “Santo Antônio, Olhai por Nós”. No Carnaval de Vitória 2024, a escola, fundada em 1956, trouxe 1600 componentes, três alegorias e 20 alas para a avenida.

O desfile da Novo Império promete ser lembrado como uma noite de homenagem, cultura e celebração da identidade capixaba. Acompanhe o Jornal Notícias Espírito Santo para mais informações sobre os acontecimentos desta noite no Carnaval 2024.