PMV celebra legado educacional com a instalação do CMEI Lizandre Ignês em Jardim Camburi

PMV celebra legado educacional com a instalação do CMEI Lizandre Ignês em Jardim Camburi
Entrega de Uniformes CEMEI

Preservar a história e homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva para a educação, seja com feitos ou com grandes exemplos para a sociedade, também é compromisso da Prefeitura de Vitória. Por isso, nesta quarta-feira (28), foi realizada a solenidade que oficializou o batismo do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo, localizado em Jardim Camburi, em memória a uma educadora que deixou uma marca significativa na educação de Vitória.

O irmão de Lizandre, Renato Luís Carpanedo, esteve presente na solenidade junto de outros membros da família e agradeceu em nome de todos a homenagem. Eles receberam das mãos do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, uma placa de homenagem em memória de Lizandre. “Queremos agradecer a todos que conviveram com a ‘Zande’, como carinhosamente a chamávamos. É gratificante ver que ela deixou uma marca na educação e na vida de uma comunidade, e que agora será eternizada dando nome a este Cmei. Agradeço a todos este momento”, disse.

Lorenzo Pazolini ressaltou o legado deixado por Lizandre e falou sobre a responsabilidade de ofertar uma educação de qualidade para todos. “Eu me emociono porque, em toda a minha carreira, me dediquei a cuidar das crianças, a zelar por elas, e sei que elas são o bem mais precioso de suas famílias. Hoje é um dia muito especial, em que valorizamos o legado deixado pela Lizandre, que agora fica gravado na eternidade, dando nome a este Cmei, que é uma referência em qualidade, em carinho, em acolhimento e atenção com as crianças”, ressaltou.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu a presença de todos e se emocionou ao falar do legado deixado pela educadora, relembrando a sua contribuição para a educação no município. “Lizandre foi uma educadora referência, que cuidou das crianças com muito amor, carinho e profissionalismo. Faço aqui um agradecimento especialmente às famílias, e destaco que este é um reconhecimento público a todo o trabalho de excelência prestado por ela. Que possamos honrar sua memória todos os dias, ofertando uma educação de qualidade, com equidade, respeito e carinho”, disse.

Quem também relembrou a trajetória de Lizandre com muito carinho foi a diretora do Cmei, Terezinha Pinheiro de Souza. A gestora frisou que a memória de Lizandre ainda é muito viva no cotidiano da unidade de ensino. “Nesse momento de homenagem, quero agradecer a presença da família, e dizer que Lizandre era uma pessoa de amor, carinho e dedicação à profissão. Sua sensibilidade, organização e amor pelas crianças deixa marcas até os dias de hoje”, destacou.

Sob a orientação da professora Catia Matiolli, as crianças realizaram duas apresentações encantadoras. Com direito a figurino e coreografia, elas apresentaram músicas que falam sobre respeito e diversidade, o que adicionou um toque especial ao evento.

Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo

Lizandre foi professora da rede municipal de ensino, com especialização em educação artística e pós-graduação em planejamento educacional e gestão escolar. Ela ingressou como servidora municipal em 1991, foi professora dos Cmei João Pedro de Aguiar e Ana Maria Chaves Colares, ambos localizados em Jardim Camburi. No ano de 2010 passou a atuar como coordenadora de turno e professora, com dois vínculos. Foi diretora do Cmei João Pedro de Aguiar em 2001 e no Cmei Ana Maria Chaves Colares atuou por dois mandatos consecutivos, no período de 2002 a 2008.

Posteriormente, passou a atuar no Cmei Rubens José Vervloet Gomes, na direção, por dois anos. Em seguida, concorreu a direção da unidade de ensino, permanecendo na direção por acreditar que por sua experiência administrativa e de sala de aula, teria muito a contribuir para desenvolver um trabalho qualificado, buscando sempre o melhor para os profissionais e crianças que ali estudavam. A educadora faleceu em 16 de abril de 2019.

Reprodução : Prefeitura de Vitória