Serra ganha Ecoponto para descarte voluntário de resíduos

Serra ganha Ecoponto para descarte voluntário de resíduos

Além da estrutura padrão para gerenciamento de resíduos, O Ecoponto Quintal é também um espaço de lazer e educação ambiental para os moradores da região

A Serra passa a contar, a partir da próxima terça-feira (21), com uma nova aplicação do conceito de Ecoponto na cidade, o primeiro do Estado. Trata-se de um local voltado para o descarte voluntário de resíduos como entulho de obras, TVs, micro-ondas, volumosos – a exemplo de sofás e colchões-, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, restos de poda em geral e pneus.

Tudo de graça. Localizado na Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vila Nova de Colares funcionará de segunda a sábado, das 6 às 18 horas, com acesso controlado e organizado com caixas estacionárias separadas e identificadas para cada tipo de resíduo.

Além da estrutura padrão para gerenciamento de resíduos, o Ecoponto Quintal propõe muita diversão, contando com uma área de lazer que inspira a sustentabilidade.

Feito de materiais reaproveitados, o espaço convida o munícipe a adotar uma postura mais sustentável. Lá, será possível aprender brincando sobre a importância da destinação correta do lixo no cuidado com o meio ambiente e seus reflexos para a melhoria da qualidade de vida.

Para melhor contar essa história, a parceira da Prefeitura da Serra na limpeza urbana, a empresa Corpus, traz o Sirilimpo. O mascote será o guia do circuito educativo, que por meio de painéis informativos que abordam questões de estímulo à reciclagem e ao consumo consciente de materiais e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos.

O Ecoponto conta também com uma horta de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), com diversas espécies que são pouco conhecidas e utilizadas na alimentação, mas que são ricas fontes nutricionais e de saúde.

Além de valorizar os ingredientes regionais, a proposta é estimular o consumo desses alimentos, diversificando a dieta dos serranos com plantas como capuchinha, peixinho e amor-perfeito.

Mais informações:

– O Ecoponto é aberto ao morador da Serra, principalmente os bairros do entorno como: Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar e Manguinhos.

– Tamanho: 1.370m² – sendo 251m² de quintal.

– Aproximadamente R$630 mil de investimento.

– Caixas estacionárias individuais para o descarte de: podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 150m³ (três sacos de estopa grande), eletroeletrônicos e pneus.

– Contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis.

Bombona para óleo de cozinha.

 

Reprodução : Prefeitura da Serra